“Folia de Reis” Encerra neste sábado na Fazenda Deus de Aliança na zona rural de Tucumã.


“Folia de Reis” Encerra neste sábado na Fazenda Deus de Aliança na zona rural de Tucumã.


A Folia de Reis é comandada pelo grupo da Companhia dos Três Reis de Tucumã, Sob a presidência do folião Erickson Bernardo Mota, que entoam canções saudando o Menino Jesus e os Reis Magos.


Categoria: Notícias
Publicado em: 06/01/2018

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Wesley Costa.

 

O encerramento da “Folia de Reis” de Tucumã, acontece neste sábado, 6, às 20h, na Fazenda Deus de Aliança, na Vicinal P -2, na vicinal P -2, entrada da Agrovila do Cuca, as margens da Rodovia Estadual P A 279, no sentido Tucumã a São Félix do Xingu. O evento terá ampla cobertura da imprensa local, regional e é considerado tradicional de cunho religioso e cultural será recepcionado pelo o pecuarista Antônio Josa e família Vasconcelos.   

 

A passagem da folia começou no dia 31 de dezembro e percorreu 09 regiões do interior de Tucumã (Vicinal 20, P-3, P -5, P-6, P-7, Vicinais Santo Antônio, Jabuti, Comunidade São Lucas no Pau Ferrado. “A Folia de Reis é uma tradição em nosso município, que envolve a cultura, a fé e muita alegria dos participantes. Todas as tradições culturais têm o respeito da nossa administração”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores de Tucumã, Savanas.

 

A Folia de Reis é comandada pelo grupo da Companhia dos Três Reis de Tucumã, Sob a presidência do folião Erickson Bernardo Mota, que entoam canções saudando o Menino Jesus e os Reis Magos pelas casas onde passam e são recebidos com muita atenção e entusiasmo.

 

A manifestação é uma tradição que relata quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

 

Muitos países celebram a data e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o próprio Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro.

 

No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.



Imagens relacionadas a matéria
  • Imagens relacionadas
  • Imagens relacionadas
  • Imagens relacionadas
  • Imagens relacionadas
  • Imagens relacionadas